Nam-myoho-rengue-kyo
Um doce Canto que traz felicidade e sorte.
Um doce Canto que traz felicidade e sorte.
"NAM"
Nam, contração de Namu, que deriva do sânscrito NAMAS,
Nam, contração de Namu, que deriva do sânscrito NAMAS,
significa
"devotar" ou a relação perfeita da vida da pessoa com a verdade eterna.
Ou seja, dedicar a própria vida ou relacionar-se com a verdade eterna da
vida.
Também significa acumular infinita energia através desta fonte e
tomar atitudes positivas aliviando o sofrimento dos outros.
"MYOHO"
Myoho literalmente significa Lei Mística.
Myo significa "místico",
"MYOHO"
Myoho literalmente significa Lei Mística.
Myo significa "místico",
mas elimina qualquer sombra de milagre.
É assim
chamado porque o mistério da vida é
de inimaginável profundidade por
tanto
está além da compreensão do homem.
Ho significa "lei".
A intrínseca natureza da vida é tão mística e
profunda,
que transcende o âmbito de conhecimento humano.
Por exemplo:
o
ser humano nasce como um bebê, cresce e torna-se um jovem,
depois um
idoso e por fim morre.
Isso é obviamente, uma inquebrável lei
regulando
cada espécie de vida.
Ninguém jamais pode nascer adulto ou escapar desse
ciclo, por mais que deseje.
"RENGUE"
Rengue é a lei de causa e efeito. O budismo esclarece essa lei em todos os fenômenos do universo, e é simbolizada pela Flor de Lótus (Ren, flôr e Gue lótus, em japonês), pois produz a semente (Causa) e a flor (Efeito) simultaneamente. Uma quantidade enorme de todas as causas passadas formam o efeito da condição presente. Ao mesmo tempo, o momento presente é a causa do futuro. Assim, a vida é a continuação dos momentos combinados pela corrente de causa e efeito.
"KYO"
Finalmente kyo que é a tradução do sânscrito Sutra,
"RENGUE"
Rengue é a lei de causa e efeito. O budismo esclarece essa lei em todos os fenômenos do universo, e é simbolizada pela Flor de Lótus (Ren, flôr e Gue lótus, em japonês), pois produz a semente (Causa) e a flor (Efeito) simultaneamente. Uma quantidade enorme de todas as causas passadas formam o efeito da condição presente. Ao mesmo tempo, o momento presente é a causa do futuro. Assim, a vida é a continuação dos momentos combinados pela corrente de causa e efeito.
"KYO"
Finalmente kyo que é a tradução do sânscrito Sutra,
significando ensino,
o ensinamento do Buda, que é eterno.
Também é a função e influência da
vida,
assim como a transformação do destino,
simbolizando a continuidade
da vida através do passado presente e futuro.
Saddharma Pundarika Sutra é título original do Sutra de Lótus em Sânscrito .
Ele foi traduzido no ano 406 por Kumarajiva
Saddharma Pundarika Sutra é título original do Sutra de Lótus em Sânscrito .
Ele foi traduzido no ano 406 por Kumarajiva
recebendo em chines o nome de Myoho-Rengue-Kyo
Onde Sad se torna Myo, - Dharma, vira Ho
Pundarika, que é flor de lotus, vira Rengue
E Sutra, que é ensino passa a ser Kyo.
Pundarika, que é flor de lotus, vira Rengue
E Sutra, que é ensino passa a ser Kyo.
Nitiren Daishonin nos aponta como o Myoho-rengue-kyo
como o ensino que contém o caminho para a iluminação.
Ao colocar "Nam" antes do título do Sutra de Lótus
Ao colocar "Nam" antes do título do Sutra de Lótus
ele cunhou a frase
que recitamos diariamente,
o Nam-Myoho-Rengue-Kyo,
que numa tradução
livre seria o algo como:
Devotar-se ao Sutra de Lótus, ou Devotar-se à
Lei Mística da Causa e Efeito
(exposta pelo Buda no Sutra de Lótus ).
O Nam-Myoho-Rengue-Kyo cobre todas as leis, toda a matéria e todas as formas de vida existentes no Universo. em outras palavras, é a vida do Buda que alcançou a suprema Iluminação. Se expandirmos ao espaço ilimitado, é idêntica à vida do Universo, e se condensarmos ao espaço limitado, é igual a vida individual dos seres humanos.
A natureza de Buda está exatamente dentro de cada um de nós.
O Nam-Myoho-Rengue-Kyo cobre todas as leis, toda a matéria e todas as formas de vida existentes no Universo. em outras palavras, é a vida do Buda que alcançou a suprema Iluminação. Se expandirmos ao espaço ilimitado, é idêntica à vida do Universo, e se condensarmos ao espaço limitado, é igual a vida individual dos seres humanos.
A natureza de Buda está exatamente dentro de cada um de nós.
É o
Nam-Myoho-Rengue-Kyo.
Quando entoamos o Daimoku
a natureza de Buda
dormente dentro das nossas vidas é convocada.
Invocado deste modo, o que
desperta é o Buda.
Quando um pássaro numa gaiola canta,
os pássaros
voando no céu vêm para baixo.
Quando os outros pássaros se reúnem ao
redor,
o pássaro engaiolado tentará escapar.
Do mesmo modo se recitarmos
a Lei Mística,
o Nam-Myoho-Rengue-Kyo em voz alta,
a natureza de Buda
se revela e se alegra e nos acompanha.
Se praticarmos corretamente, não
haverá beco sem saída na vida.
Uma vez que nos baseamos na Lei Mística,
podemos definitivamente transformar as nossas vidas
para o melhor e
ultrapassaremos qualquer impasse.
Em qualquer situação, seguir essa lei
absoluta com fé absoluta
é, na verdade a base da nossa prática.
Nam-Myoho-Rengue-Kyo!"
Texto compilado de matérias de estudo do Bloco Mandala,
Nam-Myoho-Rengue-Kyo!"
Texto compilado de matérias de estudo do Bloco Mandala,
da BSGI, Barra, RJ - TC nº 306
O SEGREDO que Nitiren Daishonin revelou
O SEGREDO que Nitiren Daishonin revelou
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