Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 4 de março de 2015

♥ Trançar os cabelos não é só beleza...


Uma linda mensagem sobre uma tradição Mexicana,
um texto em prosa, que é pura poesia,
que induziu-me a um lindo sonho de magia...Minha Avó
adorei a reflexão e resolvi compartilhar...

Trançando minhas tristezas...
"A minha avó dizia que quando uma mulher se sentisse triste, 
o melhor que podia fazer era Trançar o seu cabelo; 
de modo que a dor ficasse presa no cabelo, 
 assim não  atingiria o resto do corpo.  
Tinha de ter o cuidado para que a tristeza não entrasse nos olhos, 
porque iria fazer com que chorassem...

Também não era bom deixar entrar a tristeza nos nossos lábios,
 porque iria forçá-los a dizer coisas que não eram verdadeiras...

Que também não se metesse nas mãos, 
 pois, pode deixar tostar demais o café ou queimar a massa.
Pois a tristeza gosta do sabor amargo.
 

Quando se sentir triste menina!
- dizia a minha avó...- Trança o cabelo, 
prenda a dor na madeixa e só deixe o cabelo 
solto quando o vento do norte soprar com força.
 
O nosso cabelo é uma rede capaz de apanhar tudo, 
é forte como as raízes do cipreste e 
suave como a espuma de um mingau.

Que não te apanhe desprevenida a melancolia minha neta,
ainda que tenhas o coração despedaçado 
ou os ossos frios com alguma ausência.

Não deixes que a tristeza entre em ti, com o teu cabelo solto, 
porque ela irá fluir em cascata através 
dos canais que a Lua traçou no teu corpo.

Trança a tua tristeza, dizia...
-Trança sempre a tua tristeza.

E na manhã ao acordar com o canto do pássaro, 
encontrará a tristeza pálida e desvanecida 
entre o trançar dos teus cabelos…"
 ______________Paola Klug*
Versos Amor e Espiritualidade 
by/
Imagem::Google

2 comentários:

  1. Que linda poesia. Poderia até dizer: faz sentido.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão Letícia...tbm acho que faz muito sentido...bjs no coração Namastê!

    ResponderExcluir