Os Benefícios da Yoga
Dica!!!
Reduza a ansiedade e acabe com a insônia com 'Adhama pranayama'
e Pranayama se refere, genericamente, às técnicas respiratórias que visam expandir e equilibrar a energia vital.
Nesta técnica fazemos com que a respiração se processe predominantemente na parte baixa dos pulmões através do relaxamento consciente do abdômen. Essa forma de respirar está psicologicamente associada aos estados de relaxamento, harmonia e paz e também é como respiramos durante o sono profundo.
O Adhama pranayama, conhecido como respiração diafragmática, é de fácil execução e não tem contraindicação. Convido não só os que estão sofrendo com a ansiedade e com a insônia para testar a proposta do artigo.
Preparação
Você pode fazer essa técnica a qualquer momento e ela pode ser feita de pé, sentado ou, preferencialmente, deitado. Lembrando que a técnica é de natureza sedativa, visa o relaxamento, então use-a apropriadamente.
A posição ideal é em decúbito dorsal (deitado com a barriga voltada para cima) e com as pernas flexionadas, os joelhos juntos e os pés um pouco afastados conforme a imagem que ilustra este artigo. No entanto, as instruções a seguir servem também para a execução de pé ou sentado.
Instruções
Apoie as mãos sobre o abdômen, em cima do umbigo, para levar a consciência para a musculatura abdominal e sentir sua relação com os movimentos do diafragma durante a respiração.
Inicialmente não tente fazer nada, apenas observe a respiração do jeito que ela estiver, inspirando e expirando somente pelas narinas. Faça isso por 10 respirações que estarão acontecendo sem o seu comando.
Então, sem esforço excessivo, você vai assumir o processo respiratório. Quando estiver esvaziando os pulmões, procure sugar um pouquinho mais a barriga, contraindo o ventre. Em seguida, inspire com calma relaxando conscientemente o abdômen, permitindo sua expansão.
Prossiga respirando dessa forma, na expiração contraia e recolha o abdômen e na inspiração, relaxe e permita sua expansão.
Duração
Faça no mínimo 15 ciclos respiratórios e para aprofundar o efeito relaxante, ao invés da contagem, acompanhe a respiração dizendo mentalmente para si mesmo:
“estou inspirando” durante a entrada do ar, e na saída, “estou expirando”.
Obs:
Se você está sofrendo com ansiedade e insônia,
além da prática
do pranayama apresentado,
evite ou reduza a ingestão de bebidas
estimulantes:
[café, mate, refrigerantes etc.]
Caso contrário você estará
apenas enxugando gelo.
Om
___________Gilberto Schulz*
Imagem::Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário